O filósofo Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um dos destaques do Iluminismo e do Contratualismo, onde trouxe grande influência até os dias atuais no campo educacional com suas idéias. A sua proposta pedagógica na época era vista como contraditória aos princípios educativos da igreja onde as crianças não eram educadas com liberdade. A transmissão dos conhecimento era inquestionável. Alguns de seus pensamentos convergem com a teoria do educador Paulo Freire. Ambos mostram a educação como ato de liberdade no plano material e social . Na obra
Emílio escrita por Rousseau é destacado conjunto de princípios utilizados nas ações pedagógicas, já nas obras de Paulo Freire é retratada experiências de práticas pedagógicas progressistas e democráticas. Na visão de Rousseau a educação é vista como uma liberdade bem orientada e dirigida pela observação do comportamento da criança, vista como como sujeito no processo de ensino aprendizagem. Ele declara que os objetivos da educação têm dois aspectos: o desenvolvimento das potencialidades naturais da criança e seu afastamento dos males do mundo. Além disso, a educação é visto como método natural onde parte das indagações das crianças a fim de alcançar o desenvolvimento pleno dos aspectos: físicos, intelectual, emocional e social. Já Paulo Freire destaca que não importa a faixa etária que se destina o processo de ensino aprendizagem, o comprometimento do educador deve ser respaldado pela compreensão que " o espaço pedagógico é um texto para ser constantemente lido, interpretado, escrito e reescrito."Os ideais de Paulo Freire sofre influencias com as idéias propostas por Rousseau quando relata suas experiências com a alfabetização de cidadãos de camadas populares.
Rousseau destaca as desigualdade entre os homens onde enquanto uns mandam outros obedecem. Paulo Freire utiliza o conceito de dominantes e dominados, segundo as condições sociais , discriminando quem manda e quem deve obedecer. Paulo Freire destaca que para educadores éticos e comprometidos é estabelecido uma resistência para superar a dominação vista nas classes sociais sugerindo como prática a leitura do mundo precedida pela leitura da palavra. Então percebo que nas duas visões existe o objetivo de mostrar que a educação cria possibilidades para o indivíduo se libertar da opressão e exercer seu papel de cidadão, sendo o agente principal.
Fonte: Revista Conhecimento prático -Filosofia
 |
| Fonte: oespiritualismoocidental.blogspot.com |
 |
| Fonte: www.portalgl.blogspot.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.